Inglês / 7 de janeiro de 2015

Dicas para aprender Inglês

Não sei se todos que lêem o blog sabem (com certeza não sabem), mas eu sou formada em Tradução e Interpretação em Inglês. Trabalho com o idioma desde o meu primeiro emprego – tanto com aulas quanto traduções propriamente ditas. Já dei aula pra turmas de crianças, adolescentes, adultos e coreanos que não falavam uma palavra em inglês, então pode-se dizer que eu tenho alguma experiência no assunto.

Ao longo dos anos, eu percebi alguns problemas e dúvidas que são comuns entre várias idades. Vamos ver se eu consigo ajudar alguém:

Vocabulário

Sempre foi um problema pra mim também. Algumas palavras simplesmente parecem mais difíceis de memorizar que outras (em espanhol então, nem se fala). A merda é que vocabulário a gente só aprende USANDO mesmo, não tem jeito. Se você tem oportunidade de falar com alguém em inglês (e hoje em dia todo mundo pode fazer isso pela internet), tente colocar as palavras novas no contexto da conversa. Escrever e ler as palavras em contextos diferentes ajuda muito na fixação.

Pronúncia

Essa é uma das partes mais fáceis, se você gosta de música estrangeira. Toda a base do meu inglês foi adquirida ouvindo música e cantando junto no melhor estilo embromation possível. Quando você conhece o som das palavras, fica muito mais fácil ligá-las ao jeito de escrevê-las. Sabendo como escrevê-las, você lembra do som que a combinação daquelas letras produz e assim tudo vai fazendo mais sentido. Assistir filme em inglês com legenda em inglês também é legal pra isso. Você lê as palavras na tela enquanto ouve o som que elas têm.

Fazer intercâmbio

Muita gente acha que deve ter  um nível pelo menos decente de inglês antes de sair pra se aventurar fora do país. Eu digo (Cintia disse – tum tum tss) que há controvérsias.  Tem dois jeitos de ver a situação: se você for sem saber nada, não se juntar com brasileiros enquanto estiver fora e realmente focar sua viagem no aprendizado da língua, quando você voltar pro Brasil terá absorvido bastante coisa e, dependendo do tempo que você passar fora, talvez até volte com algum nível de fluência. A desvantagem nesse caso é que você aprende sem nenhuma base “sólida”, o que significa que você vai conseguir falar mas não vai conseguir escrever tão bem quanto fala. De qualquer modo, com algum tempo de aulas no Brasil você pode complementar isso, se precisar. Resumindo: não tenha medo da experiência. Durante todo o tempo dando aula eu vi muita gente que tinha condição de viajar mas não foi porque achava que não tinha nível de inglês suficiente. Besteira.

O outro jeito de ver a situação é se você já tiver uma base legal de inglês antes de viajar. Sem dúvida, é uma ótima coisa a fazer. Você terá chance de aplicar na prática as coisas que aprendeu ao longo das eternas aulas de inglês e com certeza vai aprender muita coisa nova (que dificilmente aprenderia em sala de aula). Mas aqui vale o mesmo conselho que eu dei no outro caso: foque sua viagem no aprendizado e não se junte com brasileiros enquanto estiver viajando. Se for pra fazer amigos, faça amigos nativos e/ou de outros países – amigos com os quais você falará INGLÊS. Pra conhecer brasileiro e falar português você pode ficar no Brasil e economizar o dinheiro néam?!

Verbo To Be 

Aprenda. A lógica do to be é bem parecida com a de todos os outros verbos e tempos verbais em inglês – se você entender bem como ele funciona, todo o resto fica mais simples depois.

Present Perfect

Não sei vocês, mas quando eu tava na escola e me explicaram esse tempo verbal eu tive vontade de fazer a clássica pergunta escolar “mas pra que eu vou usar isso na minha vida”. Na primeira vez que me vi dentre nativos, porém, me surpreendi com o quão comum o uso do Present Perfect é, de fato, no idioma (sim, sou chata e presto atenção nos tempos verbais que as pessoas ao meu redor utilizam, me deixa). O que acontece é que apesar do nome dizer “presente”, o Present Perfect nada mais é que um tipo de passado e, como a gente aprende cedo que passado é sinônimo de “did” e “didn’t” (Simple Past), o Present Perfect acaba ficando esquecido na nossa lista de possibilidades.

Veja um exemplo: Você tá vendo um filme e quer perguntar pro seu amigo (em inglês, dã) se ele já assistiu. Instintivamente, a sua pergunta sairia parecida com “Did you see this movie?” enquanto um nativo, na mesma situação, perguntaria “Have you seen this movie?”. 

Eu ainda vou explicar direitinho isso pra vocês, mas por enquanto, saibam que o Present Perfect não só faz sentido como também é muito utilizado aqui pelo hemisfério norte, então vale a pena entender e praticar.

Espero ter ajudado um pouquinho e respondido algumas perguntas!

(Editado – Post originalmente publicado em 13/08/2011)


Tags:  Dicas



Cintia Freitas
Sou formada em Tradução e em Marketing, gosto muito de escrever e odeio queijo. Todas as informações são igualmente importantes.




Posts Relacionados




16 Comentários

Mar 13, 2015

EU. TÔ. AMANDO. QUE . VC TEM. BLOG!!!!!!!!!!!!

DEMAISS!!!!

SUCESSOOOO111O!!!!

:p


Mar 13, 2015

O texto é de 2011, mas cê ainda vai explicar o Present Perfect, Cíntia? Aprendi na escola mais ainda estou um pouco confuso. Dá uma força aê!


    Mar 13, 2015

    Me desculpa nunca ter parado pra ler esses posts antes, to lendo tudo o que eu nao li esses ultimos anos. Sou dessas que só gosta de ver videos mesmo hahaha mas precisei comentar aqui, vai rolar video sobre present perfect e simple past?? por favor, precisamos D:


Mar 13, 2015

Eu sempre penso “ah não souber colocar a frase certinha uso o did logo e ja era” :v


Mar 13, 2015

Cintia, fala um pouco mais de listening, por que eu e mais pessoas (eu descobrir que não é só eu) tem uma certa dificuldade nisso, eu tenho uma boa pronuncia e escrita, mas quado falo em inglês com alguém, tenho uma certa dificuldade em entende-lo, pois esculto o que a pessoa disse, e na minha cabeça eu traduzo pra português para que eu possa entende-lo, e, aí sim, eu respondo-o. Por favor, fale um pouco sobre isso. :) , :)


Mar 13, 2015

Muito legal! Tô amando o site, já indiquei pra vários amigos! haha! Cintia você vai postar sobre o Present Perfect? Please!? :D


Mar 13, 2015

CINTIAAAAAA, to amando seu site.
Esperamos mesmo uma explicação do Present Perfect *-*

Ah, você poderia sugerir páginas do facebook em inglês pra galera, aquelas de humor e etc..


Mar 13, 2015

Oi Cintia!

Acompanho seus vídeos e me divirto muito com você.
Gosto principalmente dos que trazem dicas sobre inglês e, em relação ao Present Perfect, sempre tive muitas dúvidas.
Eu não acharia ruim se você falasse mais sobre o assunto, haha!
Abração e Deus abençoe sua vida!

Bjos!


Mar 13, 2015

Nossa amei o site, “perfecto” rsrs é cintia bala freitas nos surpreendendo á todo momento!! paraabéns cintia!!


Mar 13, 2015

Oi Cintia!

Acho que seria interessante se você fizesse um vídeo ou criasse um post aqui no site com uma síntese dos tempos verbais do inglês e suas diferenças no dia a dia. Seria muito útil para quem está começando no idioma =)

Tem muito material na internet, mas como você morou fora um bom tempo, tenho certeza que pode contribuir com a experiência que adquiriu lá.

Ah, parabéns pelo site, ficou ótimo! =)


Mar 13, 2015

Que comece minha jornada ao inglês fluente! Hey Cintia keep help/helping us! não sei qual usar.. =D Bjssss


Mar 13, 2015

Cíntia fala sobre escolas de idiomas, tipo, duração de curso, eficiência, moro em Salvador e o curso considerado como o melhor, informa que você sai falando em 3 anos, quanto tempo você acha suficiente para que a possa consiga se comunicar bem, ler,ouvir, falar e escrever? quantas aulas por semana você aconselharia? Já pensou em fazer um curso online com vídeo aula? acredito que muita gente iria se matricular. Bjs o site tá lindo!


Mar 13, 2015

Legal Cintia,

eu estou fazendo um curso com duração de um ano e meio, não sei se você já ouviu falar do Projeto Inglês para São Paulo, enfim fica na região da Av. Paulista.

Entrei no curso sabendo basicamente … Nothing. XD, mas eu sabia algumas palavras ,enfim hoje em dia eu consigo entender conversas, não tudo mas boa parte sim, ver filmes, ler livros,enfim. Porém não consigo falar com ninguém, eu travo e esqueço de tudo que sei, kkkk, mas continuo estudando inglês praticamente o dia todo ,pq é algo que nunca pode se parar.


Mar 19, 2015

Sintia. Faz vídeo do present perfect? Vlw amo seus vídeos. E agora seu blog. :*


Jul 07, 2015

Cintia vc é simplesmente sensacional !


Jul 15, 2015

Ceeentia explica o Present Perfect, por favor! Eu meio que já entendi quando devo usar, mas você bem que podia me ajudar porque ainda ta tao confuso! kkkkk



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *