Diário / 12 de setembro de 2015

Primeira semana de dieta

Desde que voltei a treinar CrossFit, estou com uma nova dieta. A CrossFit São Bernardo é parceira do Espaço em Foco que fica no último andar da academia. Lá tem pilates, avaliação física e a Alciene, minha nutricionista!

Eu nunca fiz dieta na vida então a experiência tá sendo bem nova pra mim. Não sou de comer muita besteira no dia a dia mas não costumo resistir aos restaurantes de fast-food em momentos de fome fora de casa, por exemplo. Não sou viciada em doces mas sal eu colocava sem dó. E refrigerante. Adoro tomar um copo de refri com as refeições. Acho que a comida fica até mais gostosa. Todas essas coisas são obviamente ruins pra saúde, qualquer um sabe disso. Tô tendo que me readaptar.

Meu objetivo hoje não é necessariamente perder peso. O que eu quero é ficar em forma de verdade, eliminar gorduras localizadas e se tudo der muito certo, mandar as celulites de volta pro inferno gorduroso de onde elas vieram.

Nesse primeiro mês de dieta, as refeições estão bem simples. A Alciene me pediu para substituir arroz branco por arroz integral, pão normal por integral e, claro, diminuir as quantidades de sal, azeite e refrigerante. Ela recomendou que eu tome mais água e coma de três em três horas (as opções pra cada refeição estão num documento que ela escreveu especialmente pra mim, bem fácil de seguir). Tenho sugestões do que comer antes e depois dos treinos também.

cafe da manhã

Ainda não completei a primeira semana de dieta mas já posso dizer que a parte mais difícil pra mim é seguir os horários. Eu nunca tive o costume de comer várias vezes por dia então preciso ficar de olho no relógio pra não esquecer de comer nas horas certas. Isso parece besteira mas faz toda a diferença a longo prazo. Nosso corpo é uma máquina. Faz sentido ter horário pra alimentá-lo.

Tô comendo menos no almoço e na janta (uma colher grande de arroz, uma concha pequena de feijão, carne e um prato de salada – antes eu comia bem mais que isso) mas como estou comendo mais vezes por dia, não fico com fome.

almoço

Sobre mim por enquanto é isso. Dou um update pra vocês daqui a algumas semanas porque no final do mês vou conversar de novo com a Alciene pra gente tirar as novas medidas (!) e revisar a dieta. Vamos falar sobre vocês?

Pedi perguntas sobre nutrição pelo Facebook e a Alciene respondeu algumas, olha só:

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Alciene: Muitos meninos que treinam têm essa dúvida. Como aumentar o número na balança sem aumentar gordura? O que você precisa fazer é trocar gordura por massa magra. Tudo depende muito da sua rotina, mas provavelmente você precisaria entrar numa dieta hipercalórica em que o consumo é maior do que o gasto. Nesse tipo de dieta é muito importante escolher os alimentos certos para que seu nível de gordura não aumente.

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Alciene: Na verdade eu acho que não existe uma regra. Acho que depende muito das circunstâncias. Existem pessoas que têm mais dificuldade em seguir dietas restritas durante os sete dias da semana. Nesses casos, é melhor que a pessoa tenha um dia ou uma refeição liberada. Isso evita que ela caia em tentação e deixe de seguir a dieta de vez. Mas é lógico que quanto melhor você seguir sua dieta, melhores serão os resultados.

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Alciene: O ideal depois de atividades físicas é ingerir a quantidade certa de proteínas e carboidratos (que ajudam na absorção da proteína). Pra facilitar, eu costumo sugerir suplementos. Vale ressaltar que isso também depende bastante do objetivo de cada um.

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Alciene: Falando sinceramente, é muito difícil. Chocolates, além de terem muita gordura, têm muito carboidrato. Essa combinação em muita quantidade resulta em acúmulo de gordura, não tem jeito. Recomendo que você diminua o consumo de chocolate aos poucos e opte pelos mais saudáveis, com menos carboidratos e mais cacau.

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Alciene: Então, Teresa. O certo é que o nutricionista conheça o seu histórico e peça seus exames pra verificar se há alterações. O seu nutricionista precisa te conhecer. Como alguém pode cuidar da sua alimentação, que é uma coisa tão pessoal, sem te conhecer? Muitos nutricionistas falam coisas parecidas sobre alimentos bons e ruins, por exemplo, porque realmente existem alimentos bons e ruins. Mas seus objetivos, suas medidas, sua rotina e suas restrições precisam sim ser levadas em consideração.


Espero que vocês tenham gostado de mais esse post da série sobre Crossfit! Melhorar a alimentação é parte essencial para conquistar qualquer objetivo relacionado ao corpo e eu tô bem feliz de finalmente estar em contato com uma nutricionista para me ajudar. No começo é meio chato mas depois que você começa a ver os resultados, percebe que vale a pena. Eu nunca tive paciência pra seguir dieta mas tô vendo que não é tão difícil assim. Dá pra viver saudável e não virar uma planta, sabe?


Tags:  CrossFit Dieta



Cintia Freitas
Sou formada em Tradução e em Marketing, gosto muito de escrever e odeio queijo. Todas as informações são igualmente importantes.




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8 Comentários

Sep 12, 2015

Estou em uma fase na qual jamais pensei um dia passar por isso, escolher de livre e espontânea pressão fazer uma dieta e tenho tentado por várias vezes começar. Já comprei pão, cereal, requeijão, bolacha, tudo light e integral, esqueci do arroz, sim mas acabei não indo pra frente…:( faz tempo também que venho protelando entrar em uma academia pois entendo que alimentação e exercício andam muito bem juntos! Meu intuito também é me reeducar na alimentação, perder as gordurinhas estacionadas pelo corpo :( Tenho resistido aos corredores do super onde é o paraíso das tranqueiras nossas deliciosas… Refri? Amooooo bem, digitei demais e vou acompanhar tudo o que postar sobre! Obrigada por compartilhar conosco sua experiência!


Sep 12, 2015

Força Cintia vc e muito determinada, e me ajudou a encarar o CrossFit… Quero começar está semana…. Outra observação amo seu blog, pq ele não é tão monótono com outros, da pra ouvir sua voz lendo cada palavra, seu jeito de ser e lindo… Sou sua fã <3


    Sep 13, 2015

    Começa CrossFit sim, vc vai gostar! E obrigada pelo elogio ao blog, fico sempre muito feliz de saber o que vocês pensam!


Sep 14, 2015

A resposta que eu queria está ali, com engordar de forma saudável, boa.


Sep 14, 2015

Tem dois meses mais ou menos que eu comecei a fazer academia e já to sentindo as melhoras!! Mudei minha alimentação, meu estilo de vida, minha rotina, comecei a ter mais consciência a respeito do que coloco como “combustível” pro meu corpo funcionar direito… enfim, tudo melhorou! Perdi peso e ja to sentindo tudo mais firme no lugar hehehe Estou amando essa nova fase e o mais importante é que foi uma escolha minha, eu quis mudar de vida, e isso faz toda a diferença. Espero que seus outros seguidores consigam o mesmo que eu consegui : me conscientizar e mudar de vida (pra melhor!).


Sep 15, 2015

Oi Cíntia.
Já usou o aplicativo TecnoNutri?
Ele nos lembra de beber água e das refeições, além de outras funções. É muito bom!!


Oct 03, 2015

Oi, só queria agradecer pelo incentivo que, acredite, você me passa, tanto em relação a aprender inglês e agora, na prática de exercícios e manter uma alimentação saudável, eu sou aquele tipo de pessoa que só acorda pra vida quando vê alguém acordando sabe?! ksakdk Te adoro! Bj


    Oct 04, 2015

    Que legal, Mônica!!! Obrigada por escrever e força de vontade! Volta depois pra me contar sobre o seu progresso :)



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